quarta-feira, 30 de julho de 2008

shortbus - john cameron mitchell (2006)

Bem, estou sem sono e vou postar uma resenha sobre outro filme a qual eu assisti nesse minha viagem à Campinas, mais precisamente ao apartamento de meu pai, o Lú. E o filme da vez é Shortbus. Bem, é um filme homossexual quem tem como intenção, bem sucedida, em chocar o grande público, eu me incluindo nele dessa vez. Tanto que esse filme só passou nas telas daqui na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no ano de sua estréia e ainda não saiu em dvd também, meu conseguiu não sei como, só sei que ele conseguiu e eu assisti. A cena de abertura é particularmente repulsiva, acompanhada por outras mais adiante no filme mas que não se compara a ela. Dá um enjôo só de lembrar. Mas em meio a muitas cenas de sexo explícito homo e hetero ainda se encontra um pouco de sensiblidade. E é justamente sobre isso que o filme trata, do excesso e falta de sensibilidade de uma sociedade nova-iorquino pós ataque de onze de setembro. Excesso e falta que por vezes vêm juntos, um numa mão, outro na outra. Mas o filme, como em outros com tema gay, transborda promiscuidade e seca em afeto, em carinho. Duas estrelas, ou melhor, uma. Só pela aquela cena inicial, puta cena nojenta. Mas tem uma maquete da cidade de Nova Iorque pra arquiteto ver.

Nenhum comentário: