domingo, 9 de agosto de 2009

almoço em agosto - gianni di gregorio (2008)

Ciao. O que nos completa sempre foi uma dúvida recorrente pra mim. Do que sentimos falta, do que precisamos pra entrar em equilíbrio ou como descobrir o que já encontramos. E pode ser qualquer coisa, um emprego, uma namorada, um tênis, uma linha de ônibus. O que sempre mais me angustiou não foi o fato de não saber o que procurar, mas sim de conseguir reconhecer quando, e se, eu havia encontrado uma das minhas partes ausentes. O filme de hoje é sobre isso, Almoço em Agosto, visto às 21:30 na sala 4 do Belas Artes. Uma dessas partes e que quase todos nós sabemos reconhecer é a primeira pessoa que conhecemos depois do obstetra, a nossa mãe. Receber cuidados dela nos completa e cuidar dela também. Esses dias eu abracei a minha num momento de grande desilusão pra ela e senti que isso a fez muito bem. Não só por ter vindo de mim, seu filho, mas por ter vindo de alguém, por alguém ter se proposto a fazê-lo. E isso me completou naquele instante. O protagonista do filme não percebe isso em momento semelhante, e talvez ele nunca perceba isso, mas ele entende que essa é uma grande qualidade dele, cuidar de que precisa de cuidados. Ah, o dinheiro também nos completa, nos dá liberdade pra realizarmos o que desejamos, mas não aquele dinheiro proveniente do vazio de 8 horas de estresse diário, e sim este, que rende a partir de sorrisos investidos e chás-de-camomila. Quatro estrelas. Ciao.

Nenhum comentário: