domingo, 1 de fevereiro de 2009

pensar com tipos

Tipografia é uma área surpreendente. Antes de você começar a ser interessar, as fontes parecem meio que a mesma, algumas tem uns risquinhos nas pontas das letras, outras não. Mas a partir do momento que você tem o primeiro contato teórico com esse mundo, tudo passa a ter outra cara. Você começa a perceber nuances de sentido em cada curva, em cada prolongamento, em cada espaçamento. Compreende porque a Coca-Cola parece uma marca mais tradicional que a Pepsi, porque o Itaú é mais descolado que o Banco do Brasil e porque a Folha é tão mais bonita que o Estado. É um jogo de combinações, de serifes (os antigos risquinhos), de ligaturas, de bojos, tudo tem um peso, tudo conta. E sim, beira a fixação. Mas é uma fixação gostosa, criativa, instigante. Já me arrisquei em uma fonte baseada nas pichações paulista, quando eu terminar posto aqui. E todo esse papo vem de um livro já clássico, porém novo pra mim, que se chama Pensar Com Tipos, escrito por Ellen Lupton, editora Cosac Naify. É bacana pois ele ensina correntes, nomes técnicos, dicas de estética, muita coisa. E tudo de um jeito bem simples, gostoso de ler. Acabei de começar a ler e minha veia Gutenberg pulsar mais forte. Outra dica é pro meu site predileto de fontes, o melhor da internet em fontes gratuitas, na minha opinião. Uma ótima fonte para surtos criativos, inspirações e vontades. Ou sejam, fontes. E o vídeo é de uma moçada da fau que ilustra tipograficamente uma conversa sobre tipografia. Muito bom mesmo, melhor do que tudo que se vê nessa linha. E na entrelinha.

Um comentário:

Luis Signorini disse...

Caraaaaai, muito loco o video máno!

hahaha q da hora, eh da fau mesmo os cara?

muito bom!


e eu tenho o pensar com tipos tb!
preciso tomar vergonha na cara e continuar lendo!
xD

falô obama!